segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Advento, tempo de esperança

Para os cristãos, o Advento é um tempo de preparação para a celebração do nascimento de Jesus. É por isso um tempo de esperança, de alegria e expectativa. Neste período, os fiéis tomam consciência da necessidade de promover a fraternidade e a paz.
 

O Advento tem início num domingo, próximo do final de Novembro, e termina na véspera de Natal. É o primeiro tempo do ano litúrgico, correspondendo aos quatro domingos que antecedem o Natal.
A música também é um elemento muito importante nas celebrações litúrgicas. Esta tem a finalidade de facilitar a interpretação, a compreensão e a interiorização da mensagem. As celebrações litúrgicas cristãs deram origem à composição das mais belas e importantes obras musicais de todos os tempos.
A celebração do nascimento de Jesus motivou a composição de peças musicais muito populares e conhecidas em todo o mundo.


As celebrações litúrgicas e a preparação das Igrejas reflectem o significado do Advento: tempo de recolhimento, de penitência e de conversão. As leituras da missa, as cores dos trajes dos ministros da liturgia e os adornos dos locais de culto são também, neste período, diferentes. Os paramentos são de cor roxa,
símbolo de recolhimento, conversão e preparação para a celebração da vinda de Cristo. No terceiro Domingo do Advento, o Domingo Gaudete ou de Alegria, os paramentos litúrgicos usados são cor-de-rosa, significando a alegria pela vinda do Salvador, que se aproxima.




Sem comentários:

Enviar um comentário